A 2ª Jornada Pedagógica “Alinhando Saberes, na direção das aprendizagens essenciais para uma educação de qualidade” teve seu encerramento dia 28/02. Durante os três dias do evento os estagiários, secretários, professores, e gestores das escolas municipais puderam participar das palestras e formações promovidas pela Secretaria da Educação (SEDUC).

O primeiro dia contou com o lançamento e entrega oficial aos professores do Atlas Ambiental que faz parte do programa “São Sebastião: território que educa”. Julia Pinheiro de Andrade, diretora pedagógica da Atina, empresa responsável pelo atlas, palestrou aos presentes sobre o novo material. Além disso, o kit do professor do projeto MenteInovadora da empresa Mind Lab, também foi entregue através de professores representantes.

Geraldo Peçanha

Logo em seguida o psicanalista, educador e escritor Geraldo Peçanha de Almeida trouxe o tema “O professor inesquecível” gerando nos professores uma reflexão sobre a forma que trabalham com seus alunos e se estão se tornando inesquecíveis de forma positiva ou negativa.

“Eu tenho ficado muito feliz com a prefeitura de São Sebastião. No Litoral de São Paulo eu não conheço outra experiência tão responsável e tão madura em relação a mudanças educacionais”, ressaltou Geraldo Peçanha de Almeida.

Segundo dia

Os educadores foram divididos para que pudessem trabalhar áreas específicas de acordo com o seu segmento. Ainda na tenda da Rua da Praia, os gestores, professores de fundamental 2 e estagiários participaram das palestras “Corpo, experimentação e linguagens artísticas” e “Plataformas para o desenvolvimento da sensibilidade no processo ensino e aprendizagem”, ministradas por Kitty Canário e Josafá Filho, do instituto Mpumalanga.

Logo após a consultora educacional, Cristiani Freitas Ferreira, palestrou sobre “Educação para todos: incluir e integrar”. O objetivo foi sensibilizar os professores a respeito dos paradigmas sobre o desenvolvimento dos alunos com deficiência e refletir sobre ações que vão ajudar esses alunos a progredir em sala de aula.

A equipe da Mind Lab realizou na escola municipal Henrique Botelho, localizada na Vila Amélia, região central, uma formação com os professores do fundamental I e educação infantil sobre o projeto MenteInovadora, trabalhando as formas de como o novo material pedagógico pode ser usado em sala de aula.

Na escola da Topolândia os professores de educação física participaram do projeto de formação do Instituto Esporte e Educação onde os conceitos de dança, lutas e ginásticas foram desenvolvidos de forma teórica e prática.

No período da tarde, os professores do Espaço de Apoio Pedagógico Especializado (EAPE) se reuniram no Centro de Saúde da Topolândia para a formação realizada pela própria equipe da Secretaria Municipal da Educação (SEDUC).

Terceiro dia

O terceiro e último dia deu continuidade as formações do dia anterior. Já na tenda os professores de fundamental 2 e estagiários assistiram a novas palestras. O instituto Mpumalanga retornou, dessa vez com Adriana Saldanha e Anton Zacharkow trabalhando os temas “Educação e solidez das relações humanas” e “Educação para a potência”.

Mércia Falcini, também consultora educacional, trouxe o tema “Educação para cidadania: possibilidades e considerações”, com o intuito de levar a uma reflexão sobre a educação básica como proposta de cidadania, mostrando que nessa fase é possível impactar uma transformação na sociedade a longo prazo.

Formação de secretários

Os secretários das escolas também participam do curso de planilhas eletrônicas, realizado na FATEC de São Sebastião, com os professores Fabio Lippi e Soraya Reis. A formação ocorre até sexta-feira (02/03).

Segundo a secretária da escola municipal de ensino infantil Pingo de Gente, Adriane de Oliveira, o curso está sendo muito proveitoso. “Ele vai me ajudar no sentido de aprimorar mesmo, melhorar a forma como formatar as tabelas e ajudar as outras pessoas que trabalham comigo”, declarou Adriane.

Educadores

Para a diretora Camila Puertas, da Cambury e. Sementinha, localizada na Costa Sul, é primordial essa pausa para o planejamento. “Entendo que o evento e as reflexões abordadas foram e serão essenciais no planejamento e dia-a-dia da escola”, contou Camila.

O professor de matemática da E.M. Luiza Helena de Barros, de Barequeçaba, região central, Franklim Roberto Vieira Diniz, afirma ter gostado do evento e que auxiliará na reflexão e ensinamentos em prol dos alunos. “É um investimento que auxilia muito no exercício da função”, destacou Diniz.

A estagiária da escola Luiza Helena de Barros, Leila Pereira Ramirez, aprovou o evento. “Foram temas bem interessantes, eu não estava na primeira, então foi bem legal pra eu participar dessa edição. Foi uma coisa que acrescentou bastante, ficou como se fosse uma mudança, porque na escola a gente vê uma coisa, uma prática e chega aqui tem outras ideias de como melhorar até o que a gente pode fazer como professor daqui pra frente. Só de ter ideias novas pra quando eu estiver na pratica de professora já me ajudou bastante”, definiu Leila.

A Jornada Pedagógica é um evento previsto no calendário escolar e acontecerá novamente no segundo semestre deste ano.