A Prefeitura de São Sebastião, através da Secretaria de Administração (SECAD), em parceria com a Associação Comercial e Empresarial da cidade (ACESS), está oferecendo gratuitamente, de ontem até hoje (11), das 19h às 21h, o curso “Como Vender para Órgãos Públicos”.

Voltado a empresários, micro e pequenos empresários, o curso está sendo realizado na Sala de Licitações do Paço Municipal, com a finalidade de capacitar os interessados em atender a órgãos públicos como Prefeitura, Petrobras, Sabesp, Dersa, entre outros.

O curso está sendo ministrado por servidores municipais para o máximo de 20 participantes por dia, e tem duas horas de duração cada.

O secretário adjunto da Administração, Ednardo Monteiro, e o comprador, pregoeiro e presidente da Comissão Permanente de Licitações, Fernando dos Santos Campanher, ambos com grande vivência na área de licitações, avaliaram positivamente o primeiro dia do curso.

“A participação foi bem impressionante, pessoas com idades diversas entraram com bastante perguntas, foi bastante interativo. Acredito que o curso foi básico, mas bem objetivo, com a apresentação das três fases – credenciamento, confecção de propostas e juntada de documentos. Motivamos os alunos a procurar sites de indicações de licitações, instigando sobre outras possibilidades além da Prefeitura Municipal”, explicou Monteiro, que acredita que evitar o uso de palavras técnicas é o segredo para que os alunos não fiquem com dúvidas em casa.

Ainda de acordo com Monteiro, a ideia de oferecer esse curso partiu exclusivamente do prefeito Felipe Augusto, que motivou o apoio da Associação Comercial. “Tivemos muitos inscritos que não conseguiram participar desta vez, e deveremos realizar mais no próximo ano. Oferecemos um curso de qualidade, um ensino básico, mas profissionalizante. Um curso como esse de um dia vale entre R$ 1.200 a R$ 1.800 por aluno”, contou.

“De maneira geral, acho que foi bem aproveitado. Passamos por cada modalidade e explicamos um pouco de cada uma, qual o procedimento, onde se publica, como tomar ciência dos editais”, contou ele, que tem 25 anos de vivência em licitações”, disse Campanher.

“Com o curso, o empresário tem como debater quando for licitante, saber seus direitos, prazos de recursos”, acrescentou.

Cesar Augusto Silvestre Santos, da Big Salgados, aprovou o curso. “Gostei, foi muito interessante. Vai ajudar no que preciso para participar de licitações”.

Vinicius Reinesch, da Casa do Construtor, também gostou. “Foi gratificante e agregou muito conhecimento sobre licitações, abordando uma visão prática e clara sobre todo o processo. A prefeitura e a Associação estão de parabéns por se preocuparem em capacitar os empresários da cidade”.

Para o presidente da ACESS, Olivo Balut, o objetivo foi alcançado. “Nestes dois dias estamos com a lotação da sala, o curso transcorreu de forma dinâmica e didática, todos os envolvidos estão de parabéns. Novas parcerias virão”.