Os Centros de Reabilitação da Topolândia e de Boiçucanga, em conjunto com a Secretaria da Pessoa com Deficiência e do Idoso (SEPEDI), realizaram no dia 28 a “Festa da Alegria” para os pacientes desses serviços e também do Lar Vicentino, APAE e Centro de Atenção Psicossocial (CAPS).

Destinada a Pessoas com Deficiência (PcD) e idosos, o objetivo foi fazer com que participassem da folia, proporcionando um momento de diversão para eles e seus familiares. Os bebês de risco que realizam Shantala com suas mães na SEPEDI também participaram da festa

Para a Coordenadora do Centro de Reabilitação da Topolândia, Priscila Parodi, esses eventos trazem benefícios terapêuticos aos pacientes, fora das “paredes” dos ambulatórios, onde se trata a doença, e geram a oportunidade de socialização, vivência de musicalização, estímulos de linguagem, estímulos sensoriais, entre outros.

“Para os mais maduros e idosos traz também a possibilidade de resgatar emoções, fazendo com que rememorem épocas antigas. A música estimula o cérebro em todas as áreas, as emoções, o córtex auditivo, e é uma fonte de prazer, pois a endorfina é liberada nessas situações, uma substância química que gera a sensação de bem-estar”, ressaltou Priscila.

“Estou achando muito bom, tudo uma beleza, essas músicas lembram o carnaval de antigamente”, disse Margarida Medeiros, 65 anos, deficiente visual, que já foi dançarina e está no Lar Vicentino há três anos.

“Muito bom para idosos, crianças, PcD, temos comes e bebes à vontade, música ao vivo”, destacou José Rodrigues Filho, 76 anos, que faz acupuntura, fisioterapia, hidroginástica e terapia de grupo.