No dia 19 de setembro, será realizado o Dia Mundial da Limpeza, o World Cleanup Day, ação social mundial que reúne 180 países em prol de um planeta mais limpo.

Neste ano, devido à pandemia de Covid-19, o evento passou por mudanças na logística e traz o tema “Cada um no seu quadrado”, com ações individuais que abrangem o ambiente domiciliar e respeitam o isolamento social, tão necessário durante esse período.

O Instituto Limpa Brasil, que organiza esta ação no Brasil, estabeleceu uma parceria para incluir também medidas de eliminação dos criadouros do mosquito Aedes aegypti neste evento de mobilização.

Segundo a organização do evento, todos podem colaborar com a causa, realizando pequenas ações dentro de casa mesmo:

  • Mutirão de limpeza #EmCasa– procure separar o que é reciclável dos demais lixos;
  • Mutirão de eliminação do Foco de Dengue #EmCasa– o objetivo é combater o Aedes aegypti em todos os locais;
  • Mutirão Solidário– separe o que não tem mais serventia para você e doe para quem precisa;
  • Mutirão Digital– o intuito é organizar sua vida digital e remover todas as informações dispensáveis. Limpe seus dispositivos como fotos duplicadas, aplicativos não utilizados, e-mails antigos ou não lidos, arquivos desnecessários.

Também é possível participar como líder e ajudar a promover um dos maiores movimentos cívicos do mundo. Para isso, basta acessar o passo a passo em https://drive.google.com/drive/folders/1TvO5er2JKO1K0ioFloajrmVhYn2MAMLv.

Os inscritos ganharão certificado de participação de 15 horas e pontos no Gooders (plataforma de engajamento social, que tem como missão motivar a resolução de problemas sociais, recompensar as pessoas que fazem o bem e fomentar o crescimento do pensamento social em larga escala).

O Instituto Limpa Brasil é uma organização sem fins lucrativos que promove a conscientização da população brasileira para preservação do meio ambiente e da vida por meio da realização de projetos integrados que envolvem a sociedade civil, o setor privado e os órgãos do governo.