O Dia Mundial da Saúde, celebrado em 7 de abril, foi  tema de atividade extracurricular para os alunos do Projeto Garoçá, desenvolvido pela Prefeitura de São Sebastião no bairro do Jaraguá, na Costa Norte do município.

De acordo com a coordenadora Luciana Gallani, foram abordados com as crianças a importância de alimentar-se adequadamente,  manter a  boa higiene,  praticar atividades físicas regularmente e  ter uma boa noite de sono. Além disso houve uma sério bate-papo, embora de forma informal, sobre o Influenza A – H1N1, gripe transmitida de pessoa  à pessoa, especialmente através de tosse ou espirro e que pode levar o paciente à morte.  “Orientamos as crianças a não compartilhar objetos de uso pessoal e manter as mãos sempre limpas. Também explicamos que, ao espirrar, pessoas com sintomas da gripe devem proteger a boca com um lenço para diminuir os riscos de contaminação do ambiente”, disse Luciana que coordenou a conversa com os alunos.

Segundo informou, o projeto recebeu a visita de duas profissionais que proferiram palestra educativa sobre a Dengue, Chikungunya e Zica Vírus: coordenadora da ação  Aniele Vieira Santos e  a agente de Endemias Cleonilda Silva Floriza, ambas do IEC (Informação, Educação e Comunicação ), da Secretaria de Saúde .  O objetivo da palestra foi levar informação sobre a doença e seu transmissor, o Aedes aegypti, bem como transmitir os modos de prevenção, tornando as crianças multiplicadores das informações recebidas.

Durante a atividade, os alunos assistiram ao vídeo “10 minutos por semana para combater a Dengue”, ensinando eliminar os possíveis e futuros criadores do mosquito. “Nossas convidadas ainda trouxeram consigo a larva e a pupa em vidros para concretizar de maneira mais clara o conteúdo do bate-papo. O trabalho foi finalizado com a distribuição de folhetos informativos sobre a Dengue”, resumiu a coordenadora. “Defato, conhecimento, informação, transformação, multiplicação,  higiene e saúde foram as palavras de ordem no Dia Mundial da Saúde. E o sucesso desta ação se deve a essa parceria entre as secretarias municipais”, concluiu Luciana Gallani.

O Garoçá atende crianças de 6 a 12 anos com atividades extracurriculares no contraturno escolar por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Humano (Setradh).