A campanha de vacinação contra a gripe H1N1 teve o seu Dia D deflagrado neste sábado em todos os postos da cidade e transcorre até o dia 20 de maio.

A unidade da Topolândia, bairro mais populoso da cidade, recebeu 1400 doses encaminhadas pelo Governo do Estado de São Paulo e só nas primeiras horas foram aplicadas mais de 700 segundo a enfermeira da unidade de saúde, Rita de Cássia Passos.

A transmissão dos vírus ocorre por contato com as pessoa contaminada por gotículas de saliva ao falar, tossir ou espirrar ou através das mãos ou objetos contaminados quando entram em contato com as mucosas da boca, olhos ou nariz.
Quando uma pessoa portadora do vírus do tipo A espirra ou tosse e não adota medidas de higiene como proteger boca e nariz com lenço e lavar as mãos, o vírus pode ficar nas superfícies lisas, como maçanetas, dinheiro, papel, documentos, sempre que houver umidade. Por isso se recomenda lavar sempre as mãos.O virus pode permanecer vivo por até 10 horas.

Após ser infectada pelo vírus, uma pessoa pode demorar de um a quatro dias para começar a apresentar os sintomas da doença, sendo o período de incubação de três a cinco dias.. Da mesma forma, pode demorar de um a sete dias para ser capaz de transmiti-lo a outras pessoas.

É possível que uma pessoa tenha a doença de uma forma assintomática, sem apresentar nenhuma reação. Durante o período de incubação ou em casos de infecções assintomáticas, o paciente também pode transmitir a doença. O período de transmissão do vírus em crianças é de até 14 dias, enquanto que nos adultos é de sete dias. A doença pode começar a ser transmitida até um dia antes do início do surgimento dos sintomas.

Segundo o Ministério da Saúde, a maioria das pessoas infectadas se recuperam dentro de uma a duas semanas sem a necessidade de tratamento médico mas é necessário cuidados com as crianças muito pequenas, idosos, gestantes ou pessoas que apresentam doenças de base ou sejam integrantes de grupos Indígenas, carcerários e que vivem em aglomerações. Em muitos casos a infecção pode provocar pneumonia, insuficiência respiratória e levar o paciente a óbito.

A Organização Mundial da Saúde afirma que a pandemia de gripe H1N1, hoje, já está controlada. No então o aumento de casos no Estado de São Paulo tem tornado a doença novamente um motivo de preocupação.

Os sinais e sintomas da gripe H1N1 são muito parecidos com os da gripe comum, mas podem ser um pouco mais graves e costumam incluir algumas complicações como febre alta, tosse, dor de cabeça,dores musculares, falta de ar, espirros,dor de garganta, fraqueza, coriza, gongestão nasal, náuseas, vômitos e diarreia.

A vacina contra o influenza pode ser administrada, simultaneamente, com outras vacinas ou medicamentos. Porém, ela é contraindicada para pessoas com história de reação anafilática prévia em doses anteriores bem como a qualquer componente da vacina ou alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados. Reações anafiláticas graves a doses anteriores também contraindicam doses subsequentes.

O secretário de Saúde Urandy Rocha Leite informa que o Estado enviará mais doses da vacina e que todos serão atendidos nessa campanha, principalmente aqueles que se encaixam dentro dos grupos mais vulneráveis”. Fonte PMSS Foto Damares Oliveira