A Prefeitura de Ilhabela promoveu audiência pública, na noite de quarta-feira,27/4, na Biblioteca e Videoteca Municipal da Barra Velha, para apresentação da proposta de construção de um mirante no Morro da Cruz, projeto elaborado pelo renomado arquiteto Ruy Ohtake. Ícone da arquitetura brasileira, Ohtake abriu a audiência mostrando um pouco do conceito de sua obra por meio de diversos exemplos em cidades brasileiras e outros exemplos de tendências em mirantes e torres, elaboradas por outros arquitetos, em diferentes países. Ele estava acompanhado pelo prefeito Toninho Colucci e os secretários Guilherme Galvão,Obras e Ida Álvares,Turismo.

Muitas destas obras em princípio causaram certo impacto, mas depois foram incorporadas ao cotidiano e à paisagem da cidade, inclusive se tornando importantes referências para os visitantes”, explicou o arquiteto, que já foi presidente do Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico e Arqueológico, Artístico e Turístico), entre 1979 e 1982.

Ohtake apresentou o projeto do Mirante em Ilhabela e sua planta baixa. Pelo projeto, a construção deverá ter 25 metros de altura, sala administrativa, espaço para área técnica, saguão, cozinha, bar, elevador para portadores de mobilidade reduzida, banheiros e um salão que pode receber simultaneamente 120 pessoas, que terão uma vista privilegiada de norte a sul do arquipélago. Segundo o arquiteto, o local poderá receber até mil visitantes por dia e ainda receber alunos da rede pública para atividades de educação ambiental. “Este mirante deverá ser um novo atrativo já que a indústria de nossa cidade é o turismo e o local se tornará uma referência de visitação. O terreno, agora destinado ao projeto, era antes uma área particular onde seriam construídas duas grandes propriedades residenciais, porém, a prefeitura desapropriou a área devido à vista do local a fim de potencializá-la transformando-a em um ponto de visitação privilegiado, estimulando ainda mais o turismo em nossa cidade”, explicou o prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci.

Mais de 150 munícipes participaram da audiência e todos tiveram a oportunidade de manifestar suas opiniões sobre o projeto.

Além de representantes de entidades da sociedade civil organizada e munícipes em geral, estiveram presentes na audiência: o presidente da Câmara Adilton Ribeiro; os vereadores Luiz Paladino de Araújo (Luizinho), Maria das Graças Ferreira dos Santos Souza (Gracinha) e Dr. Thiago Souza Santos; os secretários municipais Valdir Marcelo Santos, de Desenvolvimento Social; Sérgio Roberto Jorge do Valle, de Esporte, Lazer e Recreação; Antonio Domingos Botana Moraes, de Serviços Municipais; Benedito Augusto dos Santos (Ditinho), de Cultura; Dra. Lúcia Heidorn Reale Colucci, de Saúde; Ana Margarida Vieira Alvarez (Ida), de Turismo e Fomento; e Guilherme Martins Galvão, de Obras e Infraestrutura, que ajudou a conduzir os debates.

Ícone da arquitetura brasileira

Formado pela FAU – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, em 1960, o arquiteto paulista Ruy Ohtake vem imprimindo uma linguagem própria em mais de 300 obras realizadas no Brasil e no exterior. Em sua arquitetura, mescla a pesquisa tecnológica, atenta a nossa indústria de construção, com depurada e original plasticidade. No Brasil conquistou, em 2007, o Colar de Ouro, maior condecoração do Instituto de Arquitetos do Brasil. Recebeu os títulos de Professor Emérito da Faculdade de Arquitetura de Santos e de Professor Honoris Causa da Universidade Braz Cubas.

Elogiado por Oscar Niemeyer por sua liberdade plástica, o desenho de Ruy Ohtake, ganhador de 25 prêmios, está impresso em ruas e avenidas de importantes cidades brasileiras e no exterior. É dele, por exemplo, entre outras obras em São Paulo, os hotéis Unique e Renaissance, o Expresso Tiradentes, o Centro Cultural de Guarulhos (Adamastor), o Instituto Tomie Ohtake, o premiado Parque Ecológico do Tietê, no qual é também responsável pela sua atualização e expansão.

O arquiteto assina ainda o Brasília Alvorada Hotel, o Estádio do Gama, o Brasília Shopping, o Laboratório União Química, em Brasília. Recentemente já viu construído seu projeto para a Orla de Bertioga e atualmente desenvolve um grande Aquário com peixes do Pantanal, em Mato Grosso do Sul.