As comunidades católicas de São Sebastião celebraram, em missas e procissão, o dia de Corpus Christi (Corpo de Cristo) com as ruas cobertas por tapetes coloridos feitos pelos fiéis com serragem em diversas cores, borra de café, casca ovo, farinha, flores e outros assessórios que formavam desenhos com temas religiosos voltados para a Eucaristia.

A tradição religiosa da confecção dos tapetes coloridos foi realizada pela manhã no Centro Histórico e, ao final da tarde, os fiéis participaram de uma missa na Igreja Matriz, celebrada pelo padre Elimar de Azevedo Ferreira, seguida pela procissão.

Instituído pelo Papa Urbano IV, no dia 8 de setembro de 1264, o Corpus Christi é uma festa religiosa que objetiva celebrar o mistério da eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo. A festa acontece sempre na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, em alusão à quinta-feira santa, quando Jesus instituiu o sacramento da eucaristia.

A procissão de Corpus Christi lembra a caminhada do povo de Deus, os peregrinos, em busca da Terra Prometida. O Antigo Testamento diz que o povo peregrino foi alimentado com maná (alimento produzido milagrosamente sendo fornecido por Deus ao povo israelita) no deserto. Com a instituição da eucaristia, o povo é alimentado com o próprio Corpo de Cristo.

Para o padre Elimar, essa é a procissão mais importante para os fiéis católicos. “Reverenciamos com todo louvor e honra o corpo ressuscitado de Jesus Cristo. Celebramos, na paixão, sua morte, que significa nossa salvação; e agora sua glória, sua vitória sobre a morte”. Foto Iuri Cunha e Elisete Steiner