A Associação de Moradores de Juquehy, a Samju, de São Sebastião, uniu os moradores da praia e  com o apoio da empresa recicladora Poiato Recicla, deflagrou a campanha educativa de descarte de bitucas de cigarro no lugar certo.

Foram instaladas cerca de 22 caixas coletoras de bituca por toda a praia que recolhem, mensalmente, milhares deste resíduo tão nocivo ao Meio Ambiente. A  brasileira Poiato Recicla, instalada em Votorantim, a primeira usina de reciclagem de bitucas do mundo, coleta as bitucas e as envia para a sua central de reciclagem onde são transformadas em massa celulósica para fazer papel artesanal.

Cada bituca de cigarro contém mais de 9.000 substâncias tóxicas que contaminam a água levando à morte os animais marinhos que entram em contato com esse tipo de lixo.

O processo utilizado pela Poiato Recicla foi desenvolvido pela UNB, Universidade de Brasília, e retira todas as substâncias tóxicas dos resíduos do cigarro, considerados classe 1, a mesma categoria dos lixos hospitalares.

Só em Juquehy a campanha já resultou na retirada de mais de 44 mil bitucas.

Hoje, o grupo se encontra na praia mobilizando frequentadores a descartarem as bitucas em lugar coreto, ou seja, na caixas coletoras do resíduo desenvolvidas pela Poiato Recicla.