Expedição Educacional e plantio de mudas marcam Dia Mundial de Proteção aos Manguezais

Para marcar a semana de proteção aos manguezais, a Comunidade do Araçá realizou no dia 20, a 1ª Expedição Educacional ao Córrego Mãe Izabel com o objetivo de mapear os pontos de risco de poluição ao mangue do Araçá. Participaram moradores, professores da rede municipal e representantes dos PEAs – Programas de Educação Ambiental do Porto de São Sebastião e Costa Verde da Petrobras, numa caminhada de mais de 3,5 km iniciada na junção das nascentes do córrego até a sua desembocadura situada na parte norte do mangue. Segundo os organizadores do evento, os relatórios desta ação vão contextualizar uma grande campanha de conscientização ambiental contra o descarte de lixo originário das atividades em mar e na terra.

A SEMAN, Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura também realizou no dia 23, o plantio de 32 mudas no mangue da Enseada e no dia 26, o plantio de 26 mudas no mangue do Araçá, bairro do Varadouro. Entre as espécies plantadas estão araçá, pitanga, aroeira e ingá.

Durante as ações, foram realizadas limpezas pelas comunidades e prefeitura.

Os manguezais precisam ser preservados porque influenciam no combate às mudanças climáticas e na conservação da biodiversidade. O Mangue do Araçá é de grande importância para todo o sudeste brasileiro por ser berçário para inúmeras espécies marinhas, como por exemplo, o camarão rosa que se procria no canal de São Sebastião.

Gostaria de dizer algo ?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*