A Prefeitura de São Sebastião autuou a Petrobras por manter recipientes propícios para o criadouro do mosquito Aedes aegypti na área contaminada do Itatinga, na região central da cidade. A empresa tem 10 dias para solucionar o problema sob pena de multa – que pode chegar ao valor de R$ 5 mil por dia – ou até mesmo a interdição da obra de remediação que vem sendo executada no local.

Após uma série de denúncias de que a cobertura inflável instalada no espaço estaria acumulando água, equipes da Casa da Dengue estiveram no local para a constatação dos fatos. Diante disso, técnicos da Vigilância Sanitária intimaram a empresa a esvaziarem os criadouros a céu aberto no prazo máximo de 24horas.

Segundo o diretor da Vigilância em Saúde, Givanildo Tavares, após a intimação e a constatação de que a empresa não tomou às providências necessárias a empresa foi autuada. “A partir da autuação abre-se um processo administrativo por infração sanitária e se isso não for resolvido em um prazo de 10 dias a empresa está sujeita a multa diária de aproximadamente R$ 5 mil por dia até que o problema seja solucionado. Além disso, se encontramos larvas do mosquito, a obra pode ser embargada e a área interditada novamente”, explicou.