A Prefeitura de Ilhabela iníciou a implantação das lixeiras subterrâneas,instaladas em alguns pontos da cidade, para auxiliar no trato com o meio ambiente , colaborar com a saúde da população e melhorar o visual da cidade.

Estão sendo instaladas três lixeiras na Vila, sendo uma na Praça Coronel Julião; a segunda na esquina da antiga escola Gabriel Ribeiro e a terceira em frente à Secretaria de Cultura.As lixeiras também serão instaladas em Itaquanduba, Ilha das Cabras e Praia Grande. A medida inclui não só a instalação das lixeiras, bem como sua higienização e manutenção.

Com pouco mais de um metro de altura, a lixeira subterrânea tem um fundo falso que liga o recipiente da superfície a um contêiner subterrâneo localizado a mais de dois metros abaixo do nível da calçada. A ideia pode acabar com o acúmulo de sacos de lixo nas calçadas, evitando que ele se espalhe por qualquer acidente ou pela força da chuva.Todo o equipamento é interligado para facilitar a retirada do lixo depositado. Uma parte da calçada funciona como uma tampa da lixeira que é levantada, permitindo que um caminhão se aproxime e faça o recolhimento do lixo. Vale destacar que não existe o risco de vazamento e contaminação do solo por se tratar de uma caixa estanque.

“Com o mecanismo subterrâneo, o lixo não é acumulado nas ruas, evitando o entupimento de bueiros em dias de chuva e enchentes, e deixando o município mais limpo. As lixeiras especiais também impedem a ação de vândalos e de animais que possam vir a espalhar os resíduos”, informa o prefeito Toninho Colucci.

Todo o resíduo reciclável e orgânico é separado e transportado para locais diferenciados. Outro diferencial é que, devido à grande capacidade, a lixeira subterrânea exige menos viagens das empresas coletoras de lixo, o que representa uma boa economia nos cofres públicos.

O sistema surgiu no ano de 1995, na Espanha, e a inovação se espalhou rapidamente pelo mundo, pela simplicidade, contribuição com a preservação do meio ambiente e economia. Para a retirada do lixo, uma pequena grua hidráulica automática é colocada no teto da caixa subterrânea, que é suspensa até a superfície e presa ao caminhão tradicional, onde o resíduo é despejado. Fonte e foto PMI – Postado em 07/08/2016